O Curso de Gestão
Comercial

O Curso insere-se neste cenário com o propósito de profissionalizar a gestão comercial das organizações, em especial, as empresas varejistas em nível gerencial, para atender com qualidade os consumidores que demandam os produtos comercializados na cidade e na região.

O setor varejista ocupa-se da comercialização de bens (produto físico) e serviços (produto intangível), de modo que a qualidade dessas atividades incrementa a economia e o desempenho financeiro, gerando renda, maior lucratividade e impulsionando os demais setores da atividade econômica.

Conforme dados da Secretaria de Finanças de Santa Maria (ADESM, 2015), o número de empresas ativas em 2015 no setor de comércio e serviços do Município é de 14.024, sendo que o comércio possui 5.510 estabelecimentos, representando 39,29% do total de empresas do varejo, enquanto que o setor de serviços contabiliza 8.514, um percentual de 60,71%. Constata-se que a grande maioria das empresas se encontra no setor de Comércio de Bens e Serviços. A distribuição de empregos formais no setor totaliza 69.524 postos de trabalho, exercendo grande influência sobre a movimentação da economia da cidade e região.

O Curso de Gestão Comercial da FISMA está direcionado aos colaboradores e gestores das empresas do comércio e serviços, que desejam se aperfeiçoar, bem como, aos demais interessados que não possuem experiência na área. Os conteúdos abordados nas disciplinas serão direcionados para a gestão comercial, com foco no desempenho e na melhoria dos resultados financeiros das organizações (varejo, serviços, indústria, representação comercial), valorizando a construção de uma visão crítica, inovadora e sustentável.

O egresso do Curso de Gestão Comercial exercerá atividades de gestão e operações na área comercial, devendo atuar como líder, delegar informações e tarefas, estabelecer relacionamento com os clientes e fornecedores, ter maior visibilidade organizacional, fornecer serviços de gestão. Além das habilidades de gestão, o curso possui como foco desenvolver o empreendedorismo e o aprendizado através de ferramentas e ações específicas para aperfeiçoar o atendimento no Ponto de Venda (PDV), suprindo as expectativas dos consumidores do Município e da região.

Para atender às necessidades apontadas, a FISMA formará um profissional para atuar como gestor comercial com uma visão abrangente de sua área. Para tanto, estruturou o Curso em cinco eixos, possibilitando ao aluno o conhecimento das principais áreas de uma empresa, nas quais estará habilitado para atuar: Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Operações, Gestão de Pessoas, Gestão do Varejo. O aluno receberá certificações intermediárias, conforme cumpra a carga horária de determinados módulos. As certificações respeitam os conteúdos abordados durante o curso.

Os tecnólogos egressos do Curso de Gestão Comercial terão a formação técnica que contempla o perfil exigido pelo mercado atual. Para tanto, as disciplinas do curso priorizam atividades práticas, trabalho em equipe, uso de laboratório de informática e acesso a tecnologias inovadoras, possibilitando ao discente colocar em ação seus conhecimentos e habilidades para resolução de problemas pertinentes à área do Curso, compartilhando vivências e aprendizados.

O curso, além das competências técnicas propostas, apresenta uma formação que valoriza o ser humano em sua totalidade, por meio de uma proposta pedagógica diferenciada, buscando o desenvolvimento de competências de modo a considerar conhecimentos, habilidades e atitudes no processo.

O curso propõe-se, também, a assumir uma postura interdisciplinar, sendo que a mesma requer uma prática docente que vá além das disciplinas trabalhadas em sala de aula. Essa nova postura requer uma compreensão mais ampla do processo pedagógico, estabelecendo um diálogo que seja marcado pela colaboração e pela integração entre as disciplinas.

O desenvolvimento de uma postura interdisciplinar não deve envolver apenas a questão do conhecimento, mas uma ação pedagógica capaz de propiciar transformações mais amplas na instituição, nos professores e nos alunos.

Grade Curricular

Semestre Disciplina
1º Semestre: 360ha Cenários Econômicos – 36ha
Contabilidade Geral – 72ha
Gestão Comercial – 72ha
Gestão de Marketing I – 72ha
Matemática Aplicada às Finanças – 36ha
Gestão da Inovação – 36ha
Vendas e Negociação no Varejo I – 36ha
2º Semestre: 360ha Estatística Básica – 72ha
Gestão de Marketing II – 72ha
Gestão de Operações I – 36ha
Gestão de Pessoas I – 72ha
Gestão de Varejo e Serviços – 36ha
Gestão de Projeto – 36ha
Vendas e Negociação no Varejo II – 36ha
3º Semestre:360ha E-commerce – 36ha
Formação de Preços e Custos – 72ha
Gestão de Operações II – 36ha
Gestão de Pessoas II – 72ha
Legislação Empresaria – 36ha
Logística e Compras – 36ha
Metodologia da Pesquisa I – 36ha
Ponto de Venda, Merchandising e Leiaute – 36ha
4º Semestre: 432ha Comportamento Humano nas Organizações – 36ha
Comunicação e Oratória – 36ha
Gestão de Marketing III – 72ha
Gestão de Pessoas III – 72ha
Gestão Estratégica no Varejo – 36ha
Metodologia da Pesquisa I – 36ha
Visitas Técnicas em Empresas Comerciais – 72ha
5º Semestre: 432ha Comportamento do Consumidor – 36ha
Direito do Consumidor – 36ha
Empreendedorismo – 36ha
Gestão de Finanças – 72ha
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – 36ha
Marketing Digital – 72ha
Projeto Comercial – 36ha
Projeto Integrador – 198ha
Propaganda, Publicidade e Promoção – 36ha
Simulação de Decisões Empresariais – 36ha

MATRIZ CURRICULAR 2017 – 1
Carga Horária Obrigatórias (60 min)……….. 1.665 hs
Total de horas aula (50 min) …………………………… 1.998 ha