NAFI PROMOVE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOLOGIA ESCOLAR

Educação Inclusiva e Psicologia Escolar foram temas abordados no curso de formação pedagógica ocorrido no último sábado (31). A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Acessibilidade da FISMA (NAFI), através da coordenadora Jéssica de Oliveira, do acadêmico e estagiário de psicologia Gabriel Natan Ferreira e da professora Silvana Borges.

Os presentes receberam informações sobre história da pessoa com deficiência e lutas sociais até chegar na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI – 2008). Essa foi a principal movimentação da Educação Inclusiva no Brasil, responsável também pelo aumento significativo de matrículas de pessoas com deficiência no Ensino Superior – mais de 38 mil, pelo menos até 2017.

Nesse contexto, entram em ação, os setores de apoio específico nas Instituições de Ensino Superior. De acordo com de cada situação, tanto o aluno quanto o professor podem necessitar desse suporte, pois a inclusão ocorre de fato, quando há participação e aprendizagem de todos.

Dessa forma, a Psicologia Escolar também é inserida como pilar dessa construção coletiva, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, acolhimento e orientação com foco nas questões acadêmicas. Não obstante, a atuação também pode ocorrer no sentido comportamental relacionado às demandas dentro de grupos de alunos.

Durante a exposição dos palestrantes, os demais professores relataram experiências, tiraram dúvidas e receberam orientações sobre como proceder em algumas situações específicas. Na oportunidade, a diferença entre o NAFI e o Setor de Apoio Pedagógico (SAP) foram ressaltadas, bem como, quando é necessário recorrer a cada um deles.

Os presentes na formação, participaram de uma dinâmica onde, por meio de material informativo produzido pelos próprios alunos – conheceram sobre as deficiências, puderam reconhecer situações e compreender por qual motivo elas ocorrem. Assim, há maior possibilidade de o professor acolher e integrar – de maneira assertiva – cada aluno.

Participaram da formação pedagógica cerca de 15 professores dos cursos de Enfermagem, Administração, Gestão Comercial e Psicologia.

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